Segunda-feira, 22 de Abril, 2019
Media

“Financial Times” já ganha mais no digital do que na edição impressa

O diário britânico Financial Times conseguiu chegar ao patamar desejado por qualquer jornal tradicional nos tempos que correm  -  ter as suas principais fontes de receita pelo lado das assinaturas da edição digital, mais do que da impressa, e pelo dos conteúdos, mais do que da publicidade. É o primeiro jornal britânico a passar as duas barreiras com êxito.

O Financial Times introduziu as assinaturas digitais em 2002 e, dez anos depois, estas já eram mais do que as da edição impressa. A partir de 2014, também as receitas relacionadas com o conteúdo começaram a passar acima das provenientes da publicidade. 

Segundo notícia do The Guardian, aqui citada da Media-tics e da Asociación de la Prensa de Madrid  - com a qual mantemos um acordo de parceria  -  o conteúdo representa agora cerca de 60% do total de receita. E dos seus 843 mil assinantes, 640 mil são do digital (o que representa um aumento de 75 mil em relação ao ano passado). 

A mesma notícia aponta dois factos que podem ajudar a explicar este bom resultado: “o abrigo financeiro do grupo Nikkei [actual detentor do título], que o ajudou a crescer no digital, e os acontecimentos mundiais do ano (o Brexit, a eleição de Trump), que fizeram disparar a sua audiência e número de assinantes (os homens de negócios procuram nas suas páginas as chaves para entender as consequências da saída do Reino Unido da Europa.” 

Apesar deste êxito online, o Financial Times garante que a edição impressa “continua a ser rentável” e que “os nossos números ao fim-de-semana são dinâmicos”. 

Mais informação na notícia original, do Guardian, e no link da Media-tics, na APM

Connosco
Agravam-se as restrições à liberdade de Imprensa - segundo os RSF Ver galeria

A situação da liberdade de Imprensa continua a degradar-se em muitos países, por todo o mundo. O ódio aos jornalistas degenerou em violência, o que leva a um aumento do medo na profissão.
É esta a síntese inicial da edição de 2019 do Ranking Mundial da Liberdade da Imprensa, dos Repórteres sem Fronteiras, agora divulgada.

“Se o debate político desliza, de forma discreta ou evidente, para uma atmosfera de guerra civil, onde os jornalistas se tornam bodes expiatórios, os modelos democráticos passam a estar em grande perigo”  - afirma Christophe Deloire, secretário-geral da referida ONG.

“O número de países onde os jornalistas podem exercer com total segurança a actividade profissional continua a diminuir, enquanto os regimes autoritários reforçam o controlo sobre os meios de comunicação.” De acordo com este relatório, apenas 24% dos 180 países e territórios analisados apresentam uma situação considerada “boa” ou “relativamente boa”.

A Noruega mantém, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking, com a Finlândia na segunda posição e a Suécia na terceira. Portugal subiu para o 12º lugar, ficando imediatamente acima da Alemanha, da Islândia e da Irlanda.
José Ribeiro e Castro: "Sofremos de uma periferia mental" Ver galeria

Portugal precisa de fazer três reformas atrasadas, e a primeira é a reforma eleitoral, para “devolver a democracia à cidadania, resgatar e salvar a democracia do declínio em que está e que nós sentimos, eleição após eleição”  -  afirmou José Ribeiro e Castro no ciclo de jantares-debate promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, sob o tema “Portugal: Que País vai a votos?”.

As outras duas são a do território, num País que é “um deserto administrativo”, e a do Estado, para o tornar “mais barato e eficiente” e realmente “dimensionado às capacidades do País”.

Segundo o nosso convidado, Portugal precisa ainda de dois propósitos, o mais urgente do combate à pobreza, o mais ambicioso de “atingir a média europeia em vinte anos”.

Finalmente, precisamos de realizar estes projectos assumindo a nossa condição europeia, em relação à qual continuamos a sofrer de uma “periferia mental”, que "é pior do que a geográfica, porque aqui não há auto-estrada que valha".
O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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