Terça-feira, 11 de Agosto, 2020
Media

Balanço e razão em 366 "links" sobre um ano de verificação de factos noticiosos

Este ano de 2016 foi o ano da “pós-verdade” ou do “pós-facto”, como alguns observadores preferem? O facto é que o debate sobre a autenticidade dos factos no jornalismo raramente foi tão fracturante e animado como ao longo de 2016. Para nos orientar nesta paisagem tumultuosa, Poynter.org, o site do Poynter Institute for Media Studies, organizou uma lista de 366 links, um por cada dia, que remetem para igual número de sites esclarecedores de tudo aquilo que não sabíamos a quem perguntar.

O texto de introdução conta como, na última década, mas muito especialmente nas últimas eleições presidenciais nos EUA, este trabalho de avaliar a veracidade das afirmações dos políticos se tornou tão intenso. Por um lado, as redes sociais deram aos jornalistas ferramentas para contestar os políticos em tempo real. Mas, ao mesmo tempo, “as plataformas digitais proporcionam vectores mais eficientes do que nunca para disseminar as falsidades. É este o paradoxo dos fact-checkers: mesmo no momento em que adquirem novos poderes para pedir contas aos políticos, as mentiras tornam-se mais persistentes do que nunca”. 

Não cabe aqui descrever a lista completa dos 366 sites  -  que é, aliás, fácil de usar, como um dicionário, ou uma lista telefónica, embora sem o apoio de uma ordem alfabética. Citamos uma meia dúzia, só para abrir o apetite. 

Comece pela história da ascenção do fact-checking político nos Estados Unidos, incluindo uma entrevista com o seu autor, Lucas Graves. Há depois um relatório do Reuters Institute sobre esta arte na Europa e outros estudos sobre países específicos, como Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Coreia do Sul, Irlanda do Norte, Reino Unido e, naturalmente, vários sobre os EUA. 

Há colaboração entre muitos destes grupos de verificação e, no mês de Junho, realizou-se em Buenos Aires um congresso de mais de 100 fact-checkers de 41países. 

Depois as sondagens: há para todos os gostos, incluindo uma que revela que só 29% dos votantes acreditam no fact-checking realizado pelos próprios media

Depois o factor psicológico: muitas pessoas são crédulas e deixam-se enganar. Um dos estudos indica que quanto mais vezes lermos uma coisa falsa, como “um sari é um kilt”, mais ficamos perto de pensar que talvez seja verdade... 

O leitor que percorrer esta lista vai encontrar, evidentemente, muitas polémicas que atravessaram as eleições presidenciais nos EUA, vai reler muitas coisas que o Presidente-eleito Donald Trump disse ou prometeu fazer, vai encontrar o debate sobre o papel das redes sociais e as fake-news do Facebook, sobre as tentativas de criar legislação que possa controlar o fenómeno e até sobre os mecanismos digitais para fazer um fact-checking automático. 

Boa navegação neste oceano.

 

Connosco
A missão dos jornalistas é "controlar" o Estado para evitar a tirania em tempo de crise Ver galeria

As catástrofes sociais, paradoxalmente, podem ser benéficas para os jornalistas e para as empresas mediáticas, já que reforçam a importância de um serviço noticioso de qualidade para a segurança dos cidadãos, bem como  para o escrutínio do poder, defendeu José António Zarzalejos num artigo publicado nos “Cuadernos de Periodistas”, editados pela APM, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.

Isto porque, perante uma situação catastrófica, os jornalistas anulam os discursos “anti media”, que visam descredibilizar o papel da imprensa, rotulando-a como difusora de “fake news”.

Ora, se a missão dos “media” fosse, de facto, enganar a sociedade, os jornalistas não teriam contribuído para a segurança dos cidadãos durante a pandemia, mas, sim, para o reforço de “teorias da conspiração” e outras formas de desinformação.

Sem os jornalistas, como agentes determinantes no espaço público -- defendeu o autor -- a pandemia teria sido completamente desregulada e ter-se-ia tornado uma praga incontrolável. 


Turquia controla nas redes sociais e condiciona liberdade Ver galeria

O parlamento turco aprovou um projecto de lei que reforça o controlo das autoridades nas redes sociais, um diploma controverso, que suscitou preocupações entre os defensores da liberdade de expressão.

A lei exige que as principais redes sociais, incluindo Twitter e Facebook, tenham um representante na Turquia e que cumpram as ordens dos tribunais turcos, no que toca à remoção de  conteúdos, sob pena de multas pesadas.

Segundo o Presidente, Recep Tayyip Erdogan, as medidas são necessárias para combater o cibercrime e proteger os utilizadores de “injúrias”, salvaguardando, também, o “direito à privacidade”.

A lei deu os primeiros passos em Abril, mas acabou por ser retirada da agenda política. No início de Julho, o Presidente da Turquia insistiu na necessidade de “pôr ordem” nas redes sociais, depois de a filha e o genro terem sido alvo de insultos no Twitter.

O gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos defendeu, entretanto, que a nova legislação “vai minar o direito das pessoas a comunicar anonimamente”.


O Clube


À medida que prossegue o desconfinamento, apesar da  persistência de sinais que não nos libertam do sobressalto, a vida tem retomado a normalidade possível – ou a nova normalidade. 

Este site tem-se mantido activo, com actualizações diárias mesmo durante o período da emergência e da calamidade, recorrendo ao teletrabalho dos colaboradores do Clube. 

A recompensa, como já mencionámos, foi um expressivo crescimento de contactos, na ordem dos  63,2% de utilizadores regulares,  com mais 50,5% de sessões , comparativamente com o ano anterior, medidos pela Google Analytics.

Com este conforto,  e a diminuição habitual da actividade em Agosto, é a altura do CPI e deste site fazerem uma pausa de férias, com reencontro marcado, para o próximo dia 31, com os seus associados, parceiros, mecenas e  outros frequentadores regulares.

Cá estaremos para continuar a dar conta das iniciativas do Clube e de tudo o que de mais relevante se passar, em Portugal e no mundo, relacionado connosco,  em matéria de “media”, jornalismo e jornalistas. 

Atravessamos um período particularmente complexo  e cheio de incertezas. Mais uma razão para falarmos de nós e dos problemas que se colocam às redacções, cada vez mais condicionadas pelas vulnerabilidades das empresas editoras e pelos seus compromissos de  sobrevivência que, não raramente, agravam a sua dependência. 

Com uma crise sanitária e económica de contornos invulgares, que este Agosto sirva de reflexão nas férias possíveis. E até ao nosso regresso.



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Opinião
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Agenda
14
Set
15
Out
Conferência sobre a história do jornalismo em Portugal
10:00 @ Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
18
Out
Conferência World Press Freedom
10:00 @ Países Baixos -- Hague
26
Out
Conferência Africana de Jornalismo de Investigação
09:00 @ África do Sul - Joanesburgo
10
Nov
Digital Media Europe 2020
10:00 @ Áustria - Viena