Sexta-feira, 21 de Junho, 2019
Media

Jovens jornalistas espanhóis criam nova tendência em jornalismo digital

Dois jovens jornalistas espanhóis lançaram recentemente um novo projecto noticioso, apostado em jornalismo de investigação, análise dos dados e um estilo narrativo diferente. Segundo afirmam, o site Datadista promove “um jornalismo totalmente centrado na informação, deixando de lado ideias preconcebidas e, sobretudo, o tendenciosismo ideológico, que se usa excesivamente nos media deste país”. Ana Tudela e António Delgado falaram à Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria.

Conforme contam, Datadista nasceu no princípio de Outubro com uma rubrica intitulada Cuadernos de la corrupción, em que o texto é completado por vídeos animados. 

Os conteúdos publicados não obedecem a uma periodicidade concreta, dependendo da actualidade e necessidades sentidas pelos dois autores. “São a própria sociedade e a evolução dos factos que nos vão dizendo o que é necessário esclarecer”, afirma Ana Tudela. 

Há reportagens mais desenvolvidas, como Playa Burbuja, sobre os escândalos da “bolha” imobiliária, que motivou os dois jornalistas a fazerem, de moto, uma longa viagem pela costa mediterrânica espanhola, realizando vídeos e tirando fotos, além de recolherem toda a informação necessária. Este trabalho só estará disponível a partir de Abril de 2017. 

Para levar a cabo esta grande investigação, Datadista lançou uma campanha de financiamento colectivo na plataforma Goteo.org, pela qual esperam conseguir, pelo menos, 10.000 euros para custear as despesas do projecto. 

Entre outros temas que lhes interessa tratar, Ana Tudela e António Delgado mencionam as questões do meio ambiente, da mulher e das pensões de reforma.

 

 

Mais informação na entrevista à APM, e o website Datadista

Connosco
António Carrapatoso: concorrência distorcida em comunicação social fraca Ver galeria

O País “que vai a votos” não está bem, segundo António Carrapatoso, e a sua comunicação social também não está.
Nosso mais recente convidado, o gestor e empresário António Carrapatoso afirmou que o País “não está bem” porque a forma como a sociedade está organizada e funciona “não permite aproveitar e desenvolver as capacidades dos portugueses”.

Quanto à comunicação social que temos, definiu-a como “uma instituição fraca, que não cumpre suficientemente o seu papel do ponto de vista do interesse do cidadão” , por não ser suficentemente independente, inovadora e diversificada.
“A sua qualidade, acutilância, capacidade de investigação, de escrutínio e explicativa, estão aquém do desejável”  - disse.

Sobre as causas desta situação, a seguir à reduzida dimensão do mercado, apontou a “concorrência distorcida”, as deficiências da regulação e legislação e motivos de outra ordem:

Em sua opinião, não se faz mais para mudar porque “muitos partidos e líderes políticos estão contentes com a situação actual, não querem uma comunicação social verdadeiramente independente, investigadora, escrutinadora e qualificada”;  e ainda porque os próprios cidadãos “não ligam assim tanto à importância da comunicação social”  - motivo porque também "não fazem subscrições que poderiam fazer".
ERC aprova e Rádio Observador vai começar a emitir "muito em breve" Ver galeria

A Rádio Observador, cujo lançamento esteve previsto para a data do quinto aniversário do diário digital com o mesmo título, a 22 de Maio, vai finalmente entrar em funcionamento. Segundo notícia que citamos do jornal Observador, a transmissão será em 98.7 FM, na Grande Lisboa, “a curto prazo também no Porto e noutras zonas do país, e online”.

Conforme também aqui foi referido, o projecto já estava pronto naquela data, “faltando apenas o ‘visto’ da ERC, entidade à qual compete por lei autorizar a nova estação”. Poucos dias depois, a 28 de Maio, era assinada a Deliberação ERC/2019/150 [AUT-R], que autoriza as alterações solicitadas pela sociedade Observador on Time, S.A., para criar a Rádio Observador, a partir da antiga Rádio Baía – Sociedade de Radiodifusão, Lda.

A notícia do Observador não indica ainda a data exacta do início de emissão, mas conclui que “muito em breve teremos mais novidades. Estamos quase no ar.”

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
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