null, 21 de Abril, 2019
Media

Director do "Washington Post" defende ser necessário "abraçar a mudança"

Martin Baron, director do Washington Post, falou, em Madrid, sobre os meios de comunicação tradicionais, a transição tecnológica e os grandes desafios que se colocam ao jornalismo neste momento. É necessário “abraçar a mudança”  – afirmou - sabendo, no entanto, que “todas as ferramentas tecnológicas do mundo não podem substituir o bom jornalismo”. Sobre a presente conjuntura política, depois das eleições nos EUA, disse que os jornalistas precisam de coragem, que a verdade é o maior desafio que o jornalismo enfrenta, acima do económico ou do tecnológico, e que “é necessário que existam meios que apostem na verdade”.

Martin Baron foi o convidado da quinta edição de “Conversaciones con”, realizada na Fundação Rafael del Pino, em Madrid. Segundo a síntese publicada pela Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria, o jornalista norte-americano  - tornado famoso pelo papel que teve como editor do Boston Globe, apoiando a equipa de investigação Spotlight -  declarou que Donald Trump representa um desafio difícil para o jornalismo e que teremos de estar vigilantes para não começarmos a perder direitos e liberdades adquiridas. Como afirmou, “não há democracia forte sem uma Imprensa livre e independente”.

  

Sobre as mudanças trazidas pela revolução digital, reconhece que elas “ameaçam a sobrevivência dos meios tradicionais”, mas que vão continuar a dar-se, e com maior velocidade, pelo que é necessário aceitá-las e investir nelas. Declarou que “as redes sociais são vitais” e que os jornalistas deverão “escutar mais e melhor”, e ir aonde estão as pessoas, para lhes fazer chegar a Informação.

 

Martin Baron entrou em diversos pontos concretos, afirmando que “temos de criar novos projectos tecnológicos, que funcionem com os leitores e os anunciantes”, e que serão necessárias alianças “com empresas tecnológicas como o Facebook, Snapchat ou outras que apareçam”.

 

Sobre a questão da verdade, afirmou que nos EUA “apenas 32% da população acredita que a informação publicada pelos media é verdadeira; e, no caso dos Republicanos, este número cai para os 14% depois das últimas eleições presidenciais”.

 

 Concluindo, declarou que não se pode permitir “que a mentira se imponha acima dos factos” e que os jornalistas não devem cair na auto-censura “por medo ao poder”, mas “continuar contando a verdade”.

 

  

O artigo no site da APM e o vídeo da conferência de Martin Baron

 

 

 

Connosco
Agravam-se as restrições à liberdade de Imprensa - segundo os RSF Ver galeria

A situação da liberdade de Imprensa continua a degradar-se em muitos países, por todo o mundo. O ódio aos jornalistas degenerou em violência, o que leva a um aumento do medo na profissão.
É esta a síntese inicial da edição de 2019 do Ranking Mundial da Liberdade da Imprensa, dos Repórteres sem Fronteiras, agora divulgada.

“Se o debate político desliza, de forma discreta ou evidente, para uma atmosfera de guerra civil, onde os jornalistas se tornam bodes expiatórios, os modelos democráticos passam a estar em grande perigo”  - afirma Christophe Deloire, secretário-geral da referida ONG.

“O número de países onde os jornalistas podem exercer com total segurança a actividade profissional continua a diminuir, enquanto os regimes autoritários reforçam o controlo sobre os meios de comunicação.” De acordo com este relatório, apenas 24% dos 180 países e territórios analisados apresentam uma situação considerada “boa” ou “relativamente boa”.

A Noruega mantém, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking, com a Finlândia na segunda posição e a Suécia na terceira. Portugal subiu para o 12º lugar, ficando imediatamente acima da Alemanha, da Islândia e da Irlanda.
José Ribeiro e Castro: "Sofremos de uma periferia mental" Ver galeria

Portugal precisa de fazer três reformas atrasadas, e a primeira é a reforma eleitoral, para “devolver a democracia à cidadania, resgatar e salvar a democracia do declínio em que está e que nós sentimos, eleição após eleição”  -  afirmou José Ribeiro e Castro no ciclo de jantares-debate promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, sob o tema “Portugal: Que País vai a votos?”.

As outras duas são a do território, num País que é “um deserto administrativo”, e a do Estado, para o tornar “mais barato e eficiente” e realmente “dimensionado às capacidades do País”.

Segundo o nosso convidado, Portugal precisa ainda de dois propósitos, o mais urgente do combate à pobreza, o mais ambicioso de “atingir a média europeia em vinte anos”.

Finalmente, precisamos de realizar estes projectos assumindo a nossa condição europeia, em relação à qual continuamos a sofrer de uma “periferia mental”, que "é pior do que a geográfica, porque aqui não há auto-estrada que valha".
O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


ver mais >
Opinião
Assange e o jornalismo
Francisco Sarsfield Cabral
O caso Assange dura há quase sete anos. Agora, com a sua expulsão da embaixada do Equador em Londres e consequente prisão pela polícia britânica, o caso entrou numa nova fase. É possível que Assange venha a ser extraditado para os Estados Unidos (o que ele não quer) ou para a Suécia (o que ele agora prefere, embora tenha recusado essa possibilidade há sete anos).  Também se fala muito da mudança do poder...
Muitos responsáveis pela comunicação e marketing de várias marcas defrontam-se quotidianamente com um dilema: será que ainda vale a pena fazer publicidade em televisão? O investimento ainda compensa? A dúvida é legítima – mas antes de mais nada é preciso definir bem o objectivo e o alvo da campanha. Uma coisa é anunciar para jovens urbanos até aos 25 anos, outra é para responsáveis de compras...
A realidade choca. Um trabalho de investigação jornalística, publicado no Expresso,  apurou que Portugal tem 95 políticos a comentar nos media. É algo absolutamente inédito em qualquer parte do mundo, da Europa aos EUA. Nalguma coisa teríamos de ser inovadores, infelizmente, da pior maneira. É um “assalto”, que condiciona a opinião pública e constitui um simulacro de pluralismo, já que  o elenco...
Augusto Cid, uma obra quase monumental
António Gomes de Almeida
Com o falecimento de Augusto Cid, desaparece um dos mais conhecidos desenhadores de Humor portugueses, com uma obra que pode considerar-se quase monumental. Desenhou milhares de cartoons, fez livros, e até teve a suprema honra de ver parte da sua obra apreendida – depois do 25 de Abril (!) – e tornou-se conhecido, entre outras, por estas duas razões: pelas piadas sibilinas lançadas contra o general Ramalho Eanes, e por fazer parte do combativo grupo das...
Jornalismo a meia-haste
Graça Franco
Atropelados pela ditadura do entretenimento, podemos enquanto “informadores” desde já colocar a bandeira a meia-haste. O jornalismo não está a morrer. Está a cometer suicídio em direto. Temi que algum jornalista se oferecesse para partilhar a cadeia com Armando Vara, só para ver como este se sentia “já lá dentro”. A porta ia-se fechando, em câmara lenta, e o enxame de microfones não largava a presa. O...
Agenda
25
Abr
Social Media Camp
09:00 @ Victoria, Canada
27
Abr
30
Abr
Social Media Week: New York
09:00 @ Nova Iorque, EUA
02
Mai
SEO para Jornalistas
09:00 @ Cenjor,Lisboa
03
Mai
V Congresso Literacia, Media e Cidadania
09:00 @ Aveiro, Portugal