Segunda-feira, 24 de Junho, 2019
Media

Independência da redacção de "Le Monde" defendida em editorial

O diário francês Le Monde declara, em editorial do seu director, Jérôme Fenoglio, que a independência do grupo, "um privilégio e uma responsabilidade",  está salvaguardada. Os direitos que protegem as suas redacções  - confiados, desde há anos, a "uma minoria de bloqueio" -  passam a estar inscritos nos próprios estatutos da empresa: "Inalienáveis, aumentados em alguns pontos, estes direitos já não serão limitados no tempo."

Esta linguagem suscita, naturalmente, uma reacção entre a dúvida e o desejo de que seja mesmo assim. Numa era em que todos os jornais de referência enfrentam as suas crises de dependência económica, de mudanças de accionistas, de quebra de receitas, o voto de todos os profissionais responsáveis é de que as boas soluções se consolidem e fiquem como exemplo possível para outros. 

O editorial de Jérôme Fenoglio afirma que, no projecto de acordo assinado em 12 de Janeiro, "a desconexão entre os direitos políticos e morais dos jornalistas e a evolução do capital clarifica a repartição de poderes entre as duas partes". 

E mais adiante:

"Longe das lógicas de predação ou desmantelamento que se têm visto noutros media, os diversos títulos do grupo puderam realizar a sua revolução digital. Contra a tentação da Informação low cost e da sangria dos efectivos, a redacção de Le Monde não perdeu nem a alma nem a substância. (…)  Os jornalistas conservam o pleno domínio dos seus escritos e da sua imagem, incluindo esta independência, da qual é garante o director, o recrutamento de novos membros da redacção." 

Mas Jérôme Fenoglio não se exime de alertar, sobre a situação presente do jornal:

"O maior perigo seria considerá-la como definitivamente adquirida. Em matéria de independência da Imprensa, uma noção eminentemente instável, não existe o risco zero. Nenhuma estrutura económica, nenhum sistema de protecção, nenhuma carta pode garantir uma resistência total a todas as formas de intervenção, de jogos de influência, de pressão, se os princípios não forem sustentados por uma virtude individual e colectiva: a coragem." 

E remata o editorial declarando "a nossa ambição de constituir um ponto de referência num mundo sem bússola, confortado todos os dias pelo mais precioso dos apoios: a confiança dos nossos leitores." 

O texto é acompanhado por ou outro, de três parágrafos, que explica o "modelo económico equilibrado" de Le Monde, bem como por descrições mais pormenorizadas da evolução recente na relação de forças da empresa.

Connosco
Crónica da liberdade perdida da Imprensa na Turquia de Erdogan Ver galeria

“Pelo menos nós experimentámos o que significa ser jornalista”  - dizia Murat Yetkin, de 59 anos, uma semana depois de ter deixado as suas funções de director do Hürriyet Daily News, a edição em língua inglesa do Hürriyet, um dos mais importantes diários na Turquia. “Tenho pena por estes jovens que não puderam e já não podem.”

O Hürriyet foi um dos muitos jornais adquiridos e desmantelados pela família agora mais proeminente entre os media turcos, os Demirören  - que nos últimos sete anos se tornaram donos de um terço deles. Em Março de 2018, Aydin Dogan, que fora um dos mais poderosos donos de jornais, anunciou que ia vender o seu “navio-almirante” (o Hürriyet) e vários outros activos aos Demirören, grandes apoiantes do Presidente Recep Erdogan. A Imprensa passou a designar o patriarca da família, Erdogan Demirören [entretanto falecido], como o Rupert Murdoch da Turquia.

Mas, como explica Suzy Hansen, autora de Notes on a Foreign Country: An American Abroad in a Post-American World, os Murdoch, “especialmente na era de Donald Trump, são ‘fazedores de reis’; Erdogan nunca deixaria ninguém ter tanta influência”. Basicamente, os Demirören trabalham para Erdogan. Na Turquia, o único “fazedor de reis” é o rei.

"PortoCartoon" abrange novos espaços no Grande Porto Ver galeria

Foi inaugurada no Museu Nacional da Imprensa, no Porto, onde fica aberta ao público até ao final do ano, a exposição PortoCartoon 2019, tendo sido feita a entrega dos prémios, conhecidos desde Março. A 21ª edição do festival é este ano alargada a vários espaços na área do Grande Porto, desdobrando-se pela Festa da Caricatura, na Estação de S. Bento, por uma galeria de arte no Centro Comercial Alameda, por uma exposição especial sobre Fernão de Magalhães no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, uma escultura do Grande Prémio no Passeio dos Clérigos e outras extensões da mostra em diversos locais da cidade.

Segundo Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa, “esta é até agora a maior edição de sempre do PortoCartoon em termos não só geográficos, mas também de diversidade de obras”; o certame reuniu cerca de 1.200 trabalhos, numa altura em que  - como afirmou -  “o cartoon constitui um instrumento essencial para o oxigénio da democracia”.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
Sejam de direita ou de esquerda, há uma verdadeira inflação de políticos no activo - ou supostamente retirados - ,  “vestidos” de comentadores residentes nas televisões, com farto proveito. Alguns deles acumulam mesmo os “plateaux” com os microfones  da rádio ou as colunas de jornais, demonstrando  uma invejável capacidade de desdobramento. O objectivo comum a todos é, naturalmente,  pastorearem...
Ao longo do último ano os jornais britânicos The Times e The Sunday Times têm desenvolvido esforços consideráveis para conseguir manter os assinantes digitais que foram angariando ao longo do tempo. A renovação das assinaturas digitais é uma das crónicas dores de cabeça que os editores de publicações enfrentam, tanto mais que estudos recentes comprovam que uma sólida base de assinantes e leitores...
“Fake news”, ontem e hoje
Francisco Sarsfield Cabral
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