Sexta-feira, 21 de Junho, 2019
Media

Jornais de referência sobem com assinantes que procuram informação de qualidade

Em tempo de pós-verdade, os leitores começam a aperceber-se que os conteúdos não conferidos, publicados nas redes sociais, contaminam a informação.

Por isso, passaram a escolher marcas de qualidade, o que se pode verificar se tivermos em conta os dados de alguns dos jornais diários de referência dos Estados Unidos - o New York Times, por exemplo, captou 267 mil  novos subscritores no quarto trimestre de 2016 (a maioria, após a vitória de Trump, nas eleições de Novembro).

Por outro lado, o Washington Post cresceu 75% em 2016. E, em Janeiro deste ano, viu aumentar em 30%  o número dos seus subscritores. Já, o Wall Street Journal progrediu cerca de 110 mil  subscritores nos últimos meses, tendo alcançado já um milhão de assinantes no digital.

Alguns analistas, veêm, por detrás destes números, uma reacção dos leitores, à enorme quantidade de noticias falsas, que se “materializaram” com o Brexit e Donald Trump…

Os media  encontram nesta análise uma possível “tábua de salvação” para os seus negócios, uma vez que as vendas de publicidade em suporte papel tem estado em queda.
Em  2016, esse fenómeno quase todos os jornais de referência. Os dados são elucidativos: quebras de receita de 20%  no New York Times, 15% no USA Today , 29%  no News Corporation, 20% no Wall Street Journal e 12% em média na imprensa australiana..Também o Financial Times, o Los Angeles Times e o Chicago Tribuner registaram diminuição nas receitas..

 

E o pior, é que a tendência detectada continua a ser negativa. De acordo com o relatório da  Magna Global, a aquisição de espaço publicitario nos jornais em papel, continuará em plano inclinado até 2021.

 

Leia aqui o artigo completo do media-tics.com

Connosco
António Carrapatoso: concorrência distorcida em comunicação social fraca Ver galeria

O País “que vai a votos” não está bem, segundo António Carrapatoso, e a sua comunicação social também não está.
Nosso mais recente convidado, o gestor e empresário António Carrapatoso afirmou que o País “não está bem” porque a forma como a sociedade está organizada e funciona “não permite aproveitar e desenvolver as capacidades dos portugueses”.

Quanto à comunicação social que temos, definiu-a como “uma instituição fraca, que não cumpre suficientemente o seu papel do ponto de vista do interesse do cidadão” , por não ser suficentemente independente, inovadora e diversificada.
“A sua qualidade, acutilância, capacidade de investigação, de escrutínio e explicativa, estão aquém do desejável”  - disse.

Sobre as causas desta situação, a seguir à reduzida dimensão do mercado, apontou a “concorrência distorcida”, as deficiências da regulação e legislação e motivos de outra ordem:

Em sua opinião, não se faz mais para mudar porque “muitos partidos e líderes políticos estão contentes com a situação actual, não querem uma comunicação social verdadeiramente independente, investigadora, escrutinadora e qualificada”;  e ainda porque os próprios cidadãos “não ligam assim tanto à importância da comunicação social”  - motivo porque também "não fazem subscrições que poderiam fazer".
ERC aprova e Rádio Observador vai começar a emitir "muito em breve" Ver galeria

A Rádio Observador, cujo lançamento esteve previsto para a data do quinto aniversário do diário digital com o mesmo título, a 22 de Maio, vai finalmente entrar em funcionamento. Segundo notícia que citamos do jornal Observador, a transmissão será em 98.7 FM, na Grande Lisboa, “a curto prazo também no Porto e noutras zonas do país, e online”.

Conforme também aqui foi referido, o projecto já estava pronto naquela data, “faltando apenas o ‘visto’ da ERC, entidade à qual compete por lei autorizar a nova estação”. Poucos dias depois, a 28 de Maio, era assinada a Deliberação ERC/2019/150 [AUT-R], que autoriza as alterações solicitadas pela sociedade Observador on Time, S.A., para criar a Rádio Observador, a partir da antiga Rádio Baía – Sociedade de Radiodifusão, Lda.

A notícia do Observador não indica ainda a data exacta do início de emissão, mas conclui que “muito em breve teremos mais novidades. Estamos quase no ar.”

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
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Ao longo do último ano os jornais britânicos The Times e The Sunday Times têm desenvolvido esforços consideráveis para conseguir manter os assinantes digitais que foram angariando ao longo do tempo. A renovação das assinaturas digitais é uma das crónicas dores de cabeça que os editores de publicações enfrentam, tanto mais que estudos recentes comprovam que uma sólida base de assinantes e leitores...
“Fake news”, ontem e hoje
Francisco Sarsfield Cabral
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