Quinta-feira, 19 de Julho, 2018

A credibilidade do jornalismo como “moeda de troca”

por Dinis de Abreu

Enquanto os dados mais recentes da APCT – Associação Portuguesa de controlo de Tiragem , confirmam a agonia de alguns titulos da Imprensa diária generalista e o recuo de semanários e de news magazines, do outro lado do Atlântico acredita-se que a credibilidade será a nova “moeda de troca” do jornalismo em 2018,  conforme se prevê num texto editado pelo Centro de Periodismo Digital de Guadalajara, que pode ser consultado noutro espaço deste site.

A credibilidade é um bem difícil  de adquirir nos media , mas que se perde num instante,  se não houver o rigor e o amor à verdade, que deveriam ser, em permanência, a cartilha profissional de  qualquer jornalista.

Infelizmente, a realidade é outra,  com prejuízo da qualidade  do jornalismo que tem vindo a ser praticado.

A cedência do papel ao digital não é um fenómeno novo nem exclusivamente português. Sobejam os exemplos em outros países, da Europa aos Estados Unidos, de jornais consagrados com história, que estão a definhar, contabilizando perdas face à  diminuição das vendas  e à quebra no investimento publicitário.

Mas o que se observa, também,  é que não faltam os casos de diários que estão a contornar a crise, através de soluções ágeis, combinando as edições em papel e online com um jornalismo mais informado e explicativo, indo ao encontro de um público mais exigente.

A Imprensa, como acontece tantas vezes em Portugal, não pode limitar-se a ser um eco  daquilo que as televisões já trataram exaustivamente na véspera ou de que há abundante informação na Internet.

Falta ao  jornalismo, não raramente,  um genuíno espírito de  serviço público, sem perder de vista que a independência convive mal com os défices  de exploração e ainda menos com o umbigo de quem assina.

Depois, o jornalismo não poderá fica cativo das redes sociais, nem os jornalistas  agarrados obsessivamente à Internet, embora seja nesta que , a par de muito lixo, estão a despontar novos projectos, alguns deles com apreciável  qualidade.

São media independentes, exteriores às empresas editoriais clássicas, e que apostam na proximidade com os leitores  e no valor económico que representa a verdade.

É possível que o jornal em suporte de papel adquira, ainda  neste século, um estatuto de “produto gourmet”, reservado a nichos de mercado, que não se contentam com a “espuma dos dias”, precisando de quem os saiba motivar para a reflexão prospectiva.

O distanciamento assumido perante os poderes estabelecidos  contribuirá também para reforçar a autoridade e influência junto dos consumidores. E estes saberão recompensar essa aposta na liberdade descomprometida.

A imprensa portuguesa  em declínio, seja de âmbito nacional ou regional,não é apenas vítima da evolução tecnológica.Também é vítima do seu autismo e isolamento diante da realidade.

Houve tempo em que o leitor esperava pelo jornal. Esse tempo esgotou-se . Se o jornal não recuperar a confiança do leitor estará condenado. Tenha pergaminhos centenários. Ou seja um recém-chegado. A credibilidade do jornalismo é a chave que faz falta. E a verdadeira “moeda de troca”.

Prémio Gulbenkian Internacional atribuído à ONG "Artigo 19" Ver galeria

O Prémio Gulbenkian Internacional 2018 foi atribuído à organização britânica não-governamental Article 19, que desenvolve, desde 1987, "uma acesa luta contra a censura e apoia vozes dissidentes um pouco por todo o mundo", segundo o comunicado da Fundação. A associação cultural O Espaço do Tempo, o projecto É Uma Casa e a cooperativa Coopérnico foram distinguidas com os prémios Gulbenkian nas categorias do Conhecimento, da Coesão e da Sustentabilidade. Estes prémios são entregues pelo Presidente da República no dia 20 de Julho, evocando a data do falecimento de Calouste Gulbenkian (20 de Julho de 1955).

Ética do jornalismo no espaço lusófono debatida em colóquio internacional Ver galeria

“Ética e deontologia do jornalismo no espaço lusófono  - Pactos globais pela qualidade da informação”  é o título abrangente do V Colóquio Internacional de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, a realizar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra nos dias 13 e 14 do próximo mês de Novembro. Está aberta a chamada para comunicações (Call for Papers), tendo como datas principais o dia 10 de Setembro, como limite para aceitação de propostas de comunicação, e de 1 a 5 de Outubro para comunicação das decisões de arbitragem.
Os eixos temáticos deste congresso serão: A. - Novos pactos normativos para um jornalismo em transformação. B. - Profissão, modelos, experiências e reptos da governance do jornalismo. C. - A qualidade da informação na Cosmopolis global.

O CPI – Clube Português de Imprensa voltou a participar no Prémio  Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2018,  instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura,  em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património,  que o CNC representa em Portugal.   O Prémio foi atribuído, este ano,  à...

Edinburgh International Television Festival
09:00 @ Edimburgo, Escócia