Quarta-feira, 17 de Agosto, 2022
Media

Jornalismo de investigação “reeinventado” em "reality shows"

A desinformação, a repetição e a redundância noticiosas estão a afastar cada vez mais pessoas do consumo informativo, mas a indústria começa a revolucionar-se em alguns países. No Quénia, na Bolívia e na Arménia a aposta assenta em concursos de reportagens de investigação, em formato de “reality show”.

Nesses concursos, que fixam um auditório de milhões de pessoas, as reportagens são avaliadas por profissionais do jornalismo, bem como pelo público assistente do programa.

As equipas de investigação são formadas, exclusivamente, por alunos universitários. Os trabalhos desenvolvidos pelos concorrentes são, por vezes, considerados “superficiais”, mas alguns conseguiram mesmo modificar determinados panoramas nacionais, ou, pelo menos, alertar para realidades desconhecidas por grande parte da audiência.


Na Arménia, por exemplo, os telespectadores responderam com indignação depois de verem os concorrentes mostrarem como famílias ricas ocuparam espaços públicos em Yerevan para construir moradias de luxo. Outra equipa de estudantes expôs uma suposta corrupção numa cooperativa de leite local.

Os espectáculos são dramáticos e as imagens da reportagem são editadas para enfatizar os momentos cruciais. Embora este tipo de formato possa ser considerado entretenimento, os criadores acreditam que o jornalismo continua a ser protagonista. 

Profissionais experientes dão pontuações pela ética dos “media", pela procura dos factos e pela apresentação, mas a característica mais importante é que os júris oferecem o “feedback”, para que o público e os estudantes aprendam como as histórias devem ser produzidas.

O projecto televisivo começou por ser uma competição entre faculdades de jornalismo arménias. O objectivo era incutir um cariz mais prático no ensino, reduzindo o peso académico.

Inicialmente, as histórias eram simuladas e serviam apenas para que os alunos pudessem aplicar a teoria na prática, mas a organização considerou que era importante que os estudantes começassem a enquadrar correctamente as peças.

O EJCEuropean Journalism Center – apoiou a iniciativa e replicou-a em universidades da Bolívia. O projecto é agora financiado pelo governo holandês.

John Wihbey, especialista em literacia mediática, considera que é importante que se alie o elemento de entretenimento ao elemento informativo para que haja um maior envolvimento da comunidade e para que o jornalismo de investigação seja mais atraente,  tanto para os praticantes quanto para o público.

Uma tendência que , em Portugal, já tem expressão em telejornais que recorrem, amiúde, a uma lógica de entretenimento. Uma tendência, aliás, perversa para o jornalismo.


Connosco
A era digital e as alterações do conceito de jornalista Ver galeria

Com as vagas de desinformação que começaram a circular “online” nos últimos anos, passou a ser necessário partilhar, com eficácia e clareza, as definições de “notícia” e de “jornalista”, para que o público consiga acompanhar as profundas transformações do mundo mediático,  considerou Sabine Righetti num artigo publicado no“Observatório da Imprensa, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.

Isto porque, explicou a autora, se, há dez anos, a produção noticiosa era um papel exclusivo do jornalista, que colaborava com títulos informativos, actualmente, qualquer um pode escrever um artigo, partilhando-o através das redes sociais.

Ou seja, hoje em dia, é preciso ressalvar que nem todo o utilizador da internet que partilha uma peça, de cariz informativo, pode ser considerado um jornalista. E que, por outro lado, nem todo o cidadão com actividade declarada como jornalística cumpre as normas deontológicas, confundindo-se, por vezes, com um activista.

Portanto, considera Righetti, há,  agora, uma hibridização do conceito.

Por isso mesmo, definir quem é, ou não, um jornalista, é uma tarefa cada vez mais difícil de concretizar, explicou a autora. Isto porque, já nem os documentos legais são considerados válidos, perante o panorama actual.

Neste âmbito,  Righetti recorda que, no Brasil, conceito de jornalismo foi definido  por um decreto, de Março de 1979, que instituiu que a profissão de jornalista compreendia actividades como “redacção, condensação, titulação, interpretação, correcção ou coordenação de informação a ser divulgada” ou “comentário ou crónica, a serem partilhados através de quaisquer veículos de comunicação”.

Além disso, naquela época, a “empresa jornalística” era um elemento central da actividade. O jornalismo, então, era tudo aquilo feito nos  “media” formais. 

E mais: o exercício da profissão de jornalista, de acordo com a legislação, exigia o registo prévio no Ministério do Trabalho, mediante a apresentação do comprovativo de nacionalidade brasileira, do  diploma de curso superior de jornalismo e da carteira de trabalho.

Em  2009, relembra a autora, o STF (Supremo Tribunal Federal) retirou a exigência do diploma para o exercício da profissão. Ainda assim, as empresas de jornalismo contratavam, na sua maioria, colaboradores especializados para fazer jornalismo.

Só que o jornalismo, continua Righetti, cada vez mais, começou a sair das “empresas jornalísticas” e ganhou outros espaços que a legislação das décadas de 1960 e 1970 jamais poderia ter previsto.


Os leitores de imprensa e o que procuram nos títulos informativos Ver galeria

Os leitores de notícias podem dividir-se em seis categorias, dependendo das suas necessidades e interesses, concluiu um relatório do “Financial Times”, citado pelo"Laboratório de Periodismo”,  cujas conclusões podem ajudar outros “media” a reter subscritores.

De acordo com o estudo, por norma, os cidadãos consultam os títulos informativos com um de seis objectivos: manterem-se actualizados, alargarem a sua contextualização sobre o mundo que os rodeia; educarem-se sobre um determinado tópico ou personalidade; divertirem-se através de artigos lúdicos ou actividades didácticas; inspirarem-se ao lerem histórias sobre alguém que superou adversidades; e seguirem as tendências do mundo ‘online’.

Assim, a fim de terem sucesso junto do público, explica o documento, os jornais devem identificar a categoria com a qual a maioria dos seus leitores se identifica, para que possam continuar a captar o seu interesse, gerando um maior número de subscrições e, consequentemente, mais receitas.

O “Financial Times” realizou esta experiência junto de três editoras distintas, ajudando-as a compreender aquilo que poderiam fazer para optimizar a interacção com o público.

A editora 1, por exemplo, concluiu que 40% dos artigos que produzia eram da categoria “actualize-me”, mas que estes geravam, apenas, 13% de visualizações de página. Por outro lado, os artigos da categoria “entretenimento” representavam 19% do total de artigos publicados, mas, geravam 43% das interacções.


O Clube



Este espaço do Clube Português de Imprensa vai fechar para férias durante o mês de Agosto.
É uma opção adoptada desde o lançamento do site em Novembro de 2016.
Recorde-se que o site se divide em três grandes áreas de conteúdos, com uma coluna de opinião a cargo de jornalistas e investigadores das Ciências de Comunicação, resumos informativos e propostas de reflexão sobre as grandes questões que se colocam hoje na paisagem mediática e à função jornalística.
O site do CPI conta, ainda, com as parcerias do Observatório de Imprensa do Brasil e da Asociacion de la Prensa de Madrid, dos quais publica regularmente trabalhos de análise em diferentes perspectivas, desde a ética profissional aos efeitos das mudanças tecnológicas.
O CPI, associação reconhecida de Utilidade Pública fundada em Dezembro de 1980, integra o Prémio Helena Vaz da Silva, instituído conjuntamente com o CNC-Centro Nacional de Cultura e Europa Nostra, e lançou em 2017 o Prémio de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o Jornal Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares.
O Prémio de Jornalismo da Lusofonia, cuja atribuição foi interrompida devido à pandemia, destina-se a jornalistas e à imprensa de língua portuguesa de todo o mundo, "em suporte papel ou digital", de acordo com o regulamento.

Ao concluir mais um ciclo de actividade do Clube e do site em particular, é muito gratificante saber que, apesar dos sobressaltos e das incertezas que afectam os media, o número de frequentadores habituais deste espaço tem vindo sempre a aumentar e a consolidar-se, designadamente, na sua visibilidade internacional, medida pela Google Analytics.

Aos associados, amigos e visitantes deste site o CPI deseja boas férias! E até Setembro.


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