Quarta-feira, 17 de Agosto, 2022
Prémio

Poema de protesto é foto do ano da World Press Photo

A cerimónia de entrega de prémios do World Press Photo foi cancelada, devido à pandemia de Covid-19, mas, a organização não deixou de dar a conhecer ao mundo, a 16 de Abril, os vencedores desta edição.

As fotografias que venceram os prémios mais importantes foram captadas no continente africano.O japonês Yasuyoshi Chiba, fotógrafo da France-Presse para a África Oriental, ficou na história do concurso como vencedor da Foto do Ano de 2020, com a imagem de um protesto pacífico contra o estado de sítio e o “blackout” impostos no Sudão, em Abril de 2019, pela junta militar que tomou o poder.

A imagem, captada a 19 de Junho, foca um jovem sudanês , que recitava um poema durante uma manifestação contra o regime. À sua volta, dezenas de luzes de telemóveis iluminavam o momento, já que a eletricidade havia sido cortada pelos militares, na tentativa de desmobilizar os protestos. 

Chiba, fotógrafo japonês de 49 anos radicado em Nairobi, no Quénia, explicou que “aquela zona estava sob um blackout total. Inesperadamente, as pessoas começaram a bater palmas no escuro. Ergueram os telemóveis para iluminar um jovem que estava no meio deles. Recitou um famoso poema de protesto, improvisado. Entre fôlegos, gritava-se ‘thawra’, a palavra árabe para revolução. 

 “A sua expressão facial e a sua voz impressionaram-me, -- sublinhou -- não conseguia parar de focar-me nele e captei o momento”.


Yasuyoshi Chiba tem, também, trabalhado no Brasil, e na Nigéria, sendo já considerado um veterano desta competição, na qual foi premiado em categorias temáticas nas edições de 2009 e 2012.


Em nome do júri dos prémios, anunciados na cidade holandesa de Haia, Chris McGrath, fotógrafo da Getty Images, considerou que a imagem vencedora simbolizava “a agitação de pessoas, em todo o mundo, que reclamam mudança”.


Já na Reportagem do Ano destacou-se o trabalho do fotógrafo independente Romain Laurendeau, que seguiu, ao longo de 5 anos, a vida de jovens argelinos, que se tentam alhear da sociedade conservadora que integram através do futebol ou das chamadas “freedom bubbles”.


O trabalho de Laurendeau destaca-se por ter captado o movimento de revolta da juventude argelina, que culminou em Fevereiro de 2019.  Movimento esse que levaria, em Abril, à deposição do presidente Abdelaziz Bouteflika.


Laurendeau deu à sua reportagem o título “Kho, a Génese de uma Revolta”, sendo que “kho”,  é a gíria usada pela juventude argelina para “irmão”. 


Romain Laurendeau formou-se em fotografia na ETPA em Toulouse, França, e trabalhou em projectos de longa duração como fotógrafo profissional em França, Senegal, Argélia, Territórios Palestinos e Israel. 


Os autores da Foto e da Reportagem do ano foram premiados com 10 mil euros.


A par da fotografia e da reportagem do ano, o concurso – ao qual se candidataram, este ano, 4282 fotógrafos – atribui ainda prémios em oito categorias temáticas: temas contemporâneos, ambiente, notícias, projectos de longa duração, natureza, retratos, desporto e “spot news”


Embora sem direito a prémio pecuniário, os distinguidos nas várias categorias são convidados, como sempre acontece, com viagens e despesas pagas para assistir à cerimónia de entrega dos prémios e ao festival promovido pela organização, agendado para os dias 16 a 18 de Abril em Amesterdão.


Também a habitual exposição itinerante com os trabalhos premiados, que nas últimas edições percorreu mais de 120 cidades em todo o mundo, está condicionada por motivos óbvios. 

Connosco
A era digital e as alterações do conceito de jornalista Ver galeria

Com as vagas de desinformação que começaram a circular “online” nos últimos anos, passou a ser necessário partilhar, com eficácia e clareza, as definições de “notícia” e de “jornalista”, para que o público consiga acompanhar as profundas transformações do mundo mediático,  considerou Sabine Righetti num artigo publicado no“Observatório da Imprensa, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.

Isto porque, explicou a autora, se, há dez anos, a produção noticiosa era um papel exclusivo do jornalista, que colaborava com títulos informativos, actualmente, qualquer um pode escrever um artigo, partilhando-o através das redes sociais.

Ou seja, hoje em dia, é preciso ressalvar que nem todo o utilizador da internet que partilha uma peça, de cariz informativo, pode ser considerado um jornalista. E que, por outro lado, nem todo o cidadão com actividade declarada como jornalística cumpre as normas deontológicas, confundindo-se, por vezes, com um activista.

Portanto, considera Righetti, há,  agora, uma hibridização do conceito.

Por isso mesmo, definir quem é, ou não, um jornalista, é uma tarefa cada vez mais difícil de concretizar, explicou a autora. Isto porque, já nem os documentos legais são considerados válidos, perante o panorama actual.

Neste âmbito,  Righetti recorda que, no Brasil, conceito de jornalismo foi definido  por um decreto, de Março de 1979, que instituiu que a profissão de jornalista compreendia actividades como “redacção, condensação, titulação, interpretação, correcção ou coordenação de informação a ser divulgada” ou “comentário ou crónica, a serem partilhados através de quaisquer veículos de comunicação”.

Além disso, naquela época, a “empresa jornalística” era um elemento central da actividade. O jornalismo, então, era tudo aquilo feito nos  “media” formais. 

E mais: o exercício da profissão de jornalista, de acordo com a legislação, exigia o registo prévio no Ministério do Trabalho, mediante a apresentação do comprovativo de nacionalidade brasileira, do  diploma de curso superior de jornalismo e da carteira de trabalho.

Em  2009, relembra a autora, o STF (Supremo Tribunal Federal) retirou a exigência do diploma para o exercício da profissão. Ainda assim, as empresas de jornalismo contratavam, na sua maioria, colaboradores especializados para fazer jornalismo.

Só que o jornalismo, continua Righetti, cada vez mais, começou a sair das “empresas jornalísticas” e ganhou outros espaços que a legislação das décadas de 1960 e 1970 jamais poderia ter previsto.


Os leitores de imprensa e o que procuram nos títulos informativos Ver galeria

Os leitores de notícias podem dividir-se em seis categorias, dependendo das suas necessidades e interesses, concluiu um relatório do “Financial Times”, citado pelo"Laboratório de Periodismo”,  cujas conclusões podem ajudar outros “media” a reter subscritores.

De acordo com o estudo, por norma, os cidadãos consultam os títulos informativos com um de seis objectivos: manterem-se actualizados, alargarem a sua contextualização sobre o mundo que os rodeia; educarem-se sobre um determinado tópico ou personalidade; divertirem-se através de artigos lúdicos ou actividades didácticas; inspirarem-se ao lerem histórias sobre alguém que superou adversidades; e seguirem as tendências do mundo ‘online’.

Assim, a fim de terem sucesso junto do público, explica o documento, os jornais devem identificar a categoria com a qual a maioria dos seus leitores se identifica, para que possam continuar a captar o seu interesse, gerando um maior número de subscrições e, consequentemente, mais receitas.

O “Financial Times” realizou esta experiência junto de três editoras distintas, ajudando-as a compreender aquilo que poderiam fazer para optimizar a interacção com o público.

A editora 1, por exemplo, concluiu que 40% dos artigos que produzia eram da categoria “actualize-me”, mas que estes geravam, apenas, 13% de visualizações de página. Por outro lado, os artigos da categoria “entretenimento” representavam 19% do total de artigos publicados, mas, geravam 43% das interacções.


O Clube



Este espaço do Clube Português de Imprensa vai fechar para férias durante o mês de Agosto.
É uma opção adoptada desde o lançamento do site em Novembro de 2016.
Recorde-se que o site se divide em três grandes áreas de conteúdos, com uma coluna de opinião a cargo de jornalistas e investigadores das Ciências de Comunicação, resumos informativos e propostas de reflexão sobre as grandes questões que se colocam hoje na paisagem mediática e à função jornalística.
O site do CPI conta, ainda, com as parcerias do Observatório de Imprensa do Brasil e da Asociacion de la Prensa de Madrid, dos quais publica regularmente trabalhos de análise em diferentes perspectivas, desde a ética profissional aos efeitos das mudanças tecnológicas.
O CPI, associação reconhecida de Utilidade Pública fundada em Dezembro de 1980, integra o Prémio Helena Vaz da Silva, instituído conjuntamente com o CNC-Centro Nacional de Cultura e Europa Nostra, e lançou em 2017 o Prémio de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o Jornal Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares.
O Prémio de Jornalismo da Lusofonia, cuja atribuição foi interrompida devido à pandemia, destina-se a jornalistas e à imprensa de língua portuguesa de todo o mundo, "em suporte papel ou digital", de acordo com o regulamento.

Ao concluir mais um ciclo de actividade do Clube e do site em particular, é muito gratificante saber que, apesar dos sobressaltos e das incertezas que afectam os media, o número de frequentadores habituais deste espaço tem vindo sempre a aumentar e a consolidar-se, designadamente, na sua visibilidade internacional, medida pela Google Analytics.

Aos associados, amigos e visitantes deste site o CPI deseja boas férias! E até Setembro.


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