A pandemia veio alterar os modelos de consumo mediático dos portugueses, que estão a passar mais tempo em casa e, consequentemente, mais tempo em frente às televisões e ecrãs de computador.
Estas mudanças têm sido analisadas, desde Março de 2020, pelo Obercom, com o objectivo de compreender e prever o futuro panorama dos “media”.
E, no seu mais recente relatório, publicado em Fevereiro, aquele observatório de “media” notou que algumas tendências têm permanecido estáveis ao longo do último ano.
O relatório destaca, neste sentido, que as empresas de comunicação têm conseguido capitalizar o tempo dos portugueses, que têm passado, em média, mais três horas na internet.
Neste contexto, é indispensável referir as plataformas de “streaming”, que assumiram um papel preponderante no âmbito do entretenimento nacional.
No entanto, verificou-se um crescimento do consumo na generalidade dos conteúdos televisivos.
Aliás, a Nielsen relatou que o número total estimado de minutos transmitidos para a TV aumentou 85% nas primeiras semanas de Março, quando comparado ao período homólogo de 2019.
É importante ressalvar, por outro lado, que a maior parte da produção de filmes e conteúdos de TV foi, naturalmente, colocada em pausa, o que criou uma lacuna potencial ou “período cinzento” ao qual as organizações precisarão de dar resposta.
Ainda assim, o “gaming” foi o segmento que registou maior crescimento nestes períodos de recolhimento em casa, levando à expansão do género “e-sports”.
O relatório do Obercom recorda, da mesma forma, que a imprensa não ficou alheia à digitalização dos “media”, ao eforçar a aposta em conteúdos “online”, bem como na estratégia de assinaturas digitais.
Por outro lado, apesar de os portugueses estarem mais interessados em informação, o aumento do consumo não se reflectiu nas receitas, que têm vindo a cair, perante a diminuição do investimento publicitário.
Esta realidade reflectiu-se, consequentemente, na empregabilidade do meio jornalístico. Isto porque, de acordo com o Obercom, a principal estratégia de “sustentabilidade” dos jornais portugueses continua a ser a dispensa dos colaboradores.
Aliás, segundo apontou um estudo da KPMG, as empresas ainda estão focadas principalmente em soluções de curto prazo, quanto a questões de liquidez e solvabilidade.
Contudo, o Obercom recorda que a pandemia veio reforçar o papel da rádio, que conseguiu estabilizar as audiências.
Por outro lado, apesar das dificuldades, o sector de entretenimento português tem conseguido reinventar-se, adaptando à nova realidade e apostando no formato “online”.
Assim, alguns especialistas mantêm-se optimistas quanto ao futuro dos “media” em Portugal, com a confiança de que, com o passar do tempo, os empresários de comunicação passem a implementar estratégias de “sobrevivência” a longo prazo.
Leia o relatório original em “Obercom”
Com as vagas de desinformação que começaram a circular “online” nos últimos anos, passou a ser necessário partilhar, com eficácia e clareza, as definições de “notícia” e de “jornalista”, para que o público consiga acompanhar as profundas transformações do mundo mediático, considerou Sabine Righetti num artigo publicado no“Observatório da Imprensa”, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.
Isto porque, explicou a autora, se, há dez anos, a produção noticiosa era um papel exclusivo do jornalista, que colaborava com títulos informativos, actualmente, qualquer um pode escrever um artigo, partilhando-o através das redes sociais.
Ou seja, hoje em dia, é preciso ressalvar que nem todo o utilizador da internet que partilha uma peça, de cariz informativo, pode ser considerado um jornalista. E que, por outro lado, nem todo o cidadão com actividade declarada como jornalística cumpre as normas deontológicas, confundindo-se, por vezes, com um activista.
Portanto, considera Righetti, há, agora, uma hibridização do conceito.
Por isso mesmo, definir quem é, ou não, um jornalista, é uma tarefa cada vez mais difícil de concretizar, explicou a autora. Isto porque, já nem os documentos legais são considerados válidos, perante o panorama actual.
Neste âmbito, Righetti recorda que, no Brasil, conceito de jornalismo foi definido por um decreto, de Março de 1979, que instituiu que a profissão de jornalista compreendia actividades como “redacção, condensação, titulação, interpretação, correcção ou coordenação de informação a ser divulgada” ou “comentário ou crónica, a serem partilhados através de quaisquer veículos de comunicação”.
Além disso, naquela época, a “empresa jornalística” era um elemento central da actividade. O jornalismo, então, era tudo aquilo feito nos “media” formais.
E mais: o exercício da profissão de jornalista, de acordo com a legislação, exigia o registo prévio no Ministério do Trabalho, mediante a apresentação do comprovativo de nacionalidade brasileira, do diploma de curso superior de jornalismo e da carteira de trabalho.
Em 2009, relembra a autora, o STF (Supremo Tribunal Federal) retirou a exigência do diploma para o exercício da profissão. Ainda assim, as empresas de jornalismo contratavam, na sua maioria, colaboradores especializados para fazer jornalismo.
Só que o jornalismo, continua Righetti, cada vez mais, começou a sair das “empresas jornalísticas” e ganhou outros espaços que a legislação das décadas de 1960 e 1970 jamais poderia ter previsto.
Os leitores de notícias podem dividir-se em seis categorias, dependendo das suas necessidades e interesses, concluiu um relatório do “Financial Times”, citado pelo"Laboratório de Periodismo”, cujas conclusões podem ajudar outros “media” a reter subscritores.
De acordo com o estudo, por norma, os cidadãos consultam os títulos informativos com um de seis objectivos: manterem-se actualizados, alargarem a sua contextualização sobre o mundo que os rodeia; educarem-se sobre um determinado tópico ou personalidade; divertirem-se através de artigos lúdicos ou actividades didácticas; inspirarem-se ao lerem histórias sobre alguém que superou adversidades; e seguirem as tendências do mundo ‘online’.
Assim, a fim de terem sucesso junto do público, explica o documento, os jornais devem identificar a categoria com a qual a maioria dos seus leitores se identifica, para que possam continuar a captar o seu interesse, gerando um maior número de subscrições e, consequentemente, mais receitas.
O “Financial Times” realizou esta experiência junto de três editoras distintas, ajudando-as a compreender aquilo que poderiam fazer para optimizar a interacção com o público.
A editora 1, por exemplo, concluiu que 40% dos artigos que produzia eram da categoria “actualize-me”, mas que estes geravam, apenas, 13% de visualizações de página. Por outro lado, os artigos da categoria “entretenimento” representavam 19% do total de artigos publicados, mas, geravam 43% das interacções.
Este espaço do Clube Português de Imprensa vai fechar para férias durante o mês de Agosto.
É uma opção adoptada desde o lançamento do site em Novembro de 2016.
Recorde-se que o site se divide em três grandes áreas de conteúdos, com uma coluna de opinião a cargo de jornalistas e investigadores das Ciências de Comunicação, resumos informativos e propostas de reflexão sobre as grandes questões que se colocam hoje na paisagem mediática e à função jornalística.
O site do CPI conta, ainda, com as parcerias do Observatório de Imprensa do Brasil e da Asociacion de la Prensa de Madrid, dos quais publica regularmente trabalhos de análise em diferentes perspectivas, desde a ética profissional aos efeitos das mudanças tecnológicas.
O CPI, associação reconhecida de Utilidade Pública fundada em Dezembro de 1980, integra o Prémio Helena Vaz da Silva, instituído conjuntamente com o CNC-Centro Nacional de Cultura e Europa Nostra, e lançou em 2017 o Prémio de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o Jornal Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares.
O Prémio de Jornalismo da Lusofonia, cuja atribuição foi interrompida devido à pandemia, destina-se a jornalistas e à imprensa de língua portuguesa de todo o mundo, "em suporte papel ou digital", de acordo com o regulamento.
Ao concluir mais um ciclo de actividade do Clube e do site em particular, é muito gratificante saber que, apesar dos sobressaltos e das incertezas que afectam os media, o número de frequentadores habituais deste espaço tem vindo sempre a aumentar e a consolidar-se, designadamente, na sua visibilidade internacional, medida pela Google Analytics.
Aos associados, amigos e visitantes deste site o CPI deseja boas férias! E até Setembro.