Quarta-feira, 17 de Agosto, 2022
Media

A importância de distinguir as notícias de “interesse público” e “do público”

Com a era digital e com a melhoria da rede móvel, as redes sociais passaram a exercer um “efeito de imprensa”, através do qual determinados acontecimentos são tomados como importantes por vários indivíduos, afirmou o jornalista Roger Ferreira num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.

Desta forma, apontou o autor, os jornalistas deixaram de ser os únicos profissionais com a capacidade de formar opinião pública, passando a partilhar esta função com qualquer marca com presença nas redes sociais.

Além disso, influenciados pelo ritmo acelerado da internet, os jornalistas passaram a noticiar até os acontecimentos mais corriqueiros, como forma de captar a atenção dos cidadãos, e de convencê-los a subscreverem os seus serviços.

Com isto, os internautas passaram a ter uma maior propensão em adoptarem comportamentos de risco, já que, ao contrário do que acontecia há alguns anos, as informações sensacionalistas chegam a milhares de pessoas a cada segundo.

Por isso mesmo, defende Ferreira, os jornalistas devem compreender que a comunicação acarreta riscos e que, por isso mesmo, as suas funções terão de ser desempenhadas com um maior sentido de responsabilidade.

Da mesma forma, os profissionais deverão questionar-se, constantemente, sobre o que é, ou não, digno de ser noticiado.

Segundo recordou o autor, a relevância de um facto depende do número de atributos que reunir. São estes a actualidade, a proximidade, a notoriedade, o conflito, as consequências, a curiosidade, a carga emocional, e a surpresa. Além disso, sublinha Ferreira, a negatividade atrai mais leitores do que os acontecimentos positivos.

Ademais, os acontecimentos noticiados devem ser do “interesse público”.

 

Contudo, ressalva o autor, este último elemento levanta o problema de responsabilidade comunicativa.


Posto isto, afirma Ferreira,  é fundamental diferenciar o interesse “público” --  que abrange temas que afectam a uma colectividade --  e o  interesse “do” público -- associado a impulsos negativos como, por exemplo, curiosidade mórbida ou sexual em relação a um facto da esfera privada.


Neste sentido, é importante recordar que qualquer acontecimento abordado pelos “media” traça um modelo a seguir pela sua audiência. Por isso mesmo, diz o autor, os casos de violência devem ser devidamente contextualizados, para que o seu impacto seja positivo.


Ferreira incentiva, assim, todos os jornalistas a reflectirem quanto à sua responsabilidade pública, de forma a que os “media” continuem a prosperar no século XXI.


Leia o artigo original em “Observatório de Imprensa”

 

Imagem recolhida em “Bright Side”

Connosco
A era digital e as alterações do conceito de jornalista Ver galeria

Com as vagas de desinformação que começaram a circular “online” nos últimos anos, passou a ser necessário partilhar, com eficácia e clareza, as definições de “notícia” e de “jornalista”, para que o público consiga acompanhar as profundas transformações do mundo mediático,  considerou Sabine Righetti num artigo publicado no“Observatório da Imprensa, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.

Isto porque, explicou a autora, se, há dez anos, a produção noticiosa era um papel exclusivo do jornalista, que colaborava com títulos informativos, actualmente, qualquer um pode escrever um artigo, partilhando-o através das redes sociais.

Ou seja, hoje em dia, é preciso ressalvar que nem todo o utilizador da internet que partilha uma peça, de cariz informativo, pode ser considerado um jornalista. E que, por outro lado, nem todo o cidadão com actividade declarada como jornalística cumpre as normas deontológicas, confundindo-se, por vezes, com um activista.

Portanto, considera Righetti, há,  agora, uma hibridização do conceito.

Por isso mesmo, definir quem é, ou não, um jornalista, é uma tarefa cada vez mais difícil de concretizar, explicou a autora. Isto porque, já nem os documentos legais são considerados válidos, perante o panorama actual.

Neste âmbito,  Righetti recorda que, no Brasil, conceito de jornalismo foi definido  por um decreto, de Março de 1979, que instituiu que a profissão de jornalista compreendia actividades como “redacção, condensação, titulação, interpretação, correcção ou coordenação de informação a ser divulgada” ou “comentário ou crónica, a serem partilhados através de quaisquer veículos de comunicação”.

Além disso, naquela época, a “empresa jornalística” era um elemento central da actividade. O jornalismo, então, era tudo aquilo feito nos  “media” formais. 

E mais: o exercício da profissão de jornalista, de acordo com a legislação, exigia o registo prévio no Ministério do Trabalho, mediante a apresentação do comprovativo de nacionalidade brasileira, do  diploma de curso superior de jornalismo e da carteira de trabalho.

Em  2009, relembra a autora, o STF (Supremo Tribunal Federal) retirou a exigência do diploma para o exercício da profissão. Ainda assim, as empresas de jornalismo contratavam, na sua maioria, colaboradores especializados para fazer jornalismo.

Só que o jornalismo, continua Righetti, cada vez mais, começou a sair das “empresas jornalísticas” e ganhou outros espaços que a legislação das décadas de 1960 e 1970 jamais poderia ter previsto.


Os leitores de imprensa e o que procuram nos títulos informativos Ver galeria

Os leitores de notícias podem dividir-se em seis categorias, dependendo das suas necessidades e interesses, concluiu um relatório do “Financial Times”, citado pelo"Laboratório de Periodismo”,  cujas conclusões podem ajudar outros “media” a reter subscritores.

De acordo com o estudo, por norma, os cidadãos consultam os títulos informativos com um de seis objectivos: manterem-se actualizados, alargarem a sua contextualização sobre o mundo que os rodeia; educarem-se sobre um determinado tópico ou personalidade; divertirem-se através de artigos lúdicos ou actividades didácticas; inspirarem-se ao lerem histórias sobre alguém que superou adversidades; e seguirem as tendências do mundo ‘online’.

Assim, a fim de terem sucesso junto do público, explica o documento, os jornais devem identificar a categoria com a qual a maioria dos seus leitores se identifica, para que possam continuar a captar o seu interesse, gerando um maior número de subscrições e, consequentemente, mais receitas.

O “Financial Times” realizou esta experiência junto de três editoras distintas, ajudando-as a compreender aquilo que poderiam fazer para optimizar a interacção com o público.

A editora 1, por exemplo, concluiu que 40% dos artigos que produzia eram da categoria “actualize-me”, mas que estes geravam, apenas, 13% de visualizações de página. Por outro lado, os artigos da categoria “entretenimento” representavam 19% do total de artigos publicados, mas, geravam 43% das interacções.


O Clube



Este espaço do Clube Português de Imprensa vai fechar para férias durante o mês de Agosto.
É uma opção adoptada desde o lançamento do site em Novembro de 2016.
Recorde-se que o site se divide em três grandes áreas de conteúdos, com uma coluna de opinião a cargo de jornalistas e investigadores das Ciências de Comunicação, resumos informativos e propostas de reflexão sobre as grandes questões que se colocam hoje na paisagem mediática e à função jornalística.
O site do CPI conta, ainda, com as parcerias do Observatório de Imprensa do Brasil e da Asociacion de la Prensa de Madrid, dos quais publica regularmente trabalhos de análise em diferentes perspectivas, desde a ética profissional aos efeitos das mudanças tecnológicas.
O CPI, associação reconhecida de Utilidade Pública fundada em Dezembro de 1980, integra o Prémio Helena Vaz da Silva, instituído conjuntamente com o CNC-Centro Nacional de Cultura e Europa Nostra, e lançou em 2017 o Prémio de Jornalismo da Lusofonia, em parceria com o Jornal Tribuna de Macau e a Fundação Jorge Álvares.
O Prémio de Jornalismo da Lusofonia, cuja atribuição foi interrompida devido à pandemia, destina-se a jornalistas e à imprensa de língua portuguesa de todo o mundo, "em suporte papel ou digital", de acordo com o regulamento.

Ao concluir mais um ciclo de actividade do Clube e do site em particular, é muito gratificante saber que, apesar dos sobressaltos e das incertezas que afectam os media, o número de frequentadores habituais deste espaço tem vindo sempre a aumentar e a consolidar-se, designadamente, na sua visibilidade internacional, medida pela Google Analytics.

Aos associados, amigos e visitantes deste site o CPI deseja boas férias! E até Setembro.


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