Quarta-feira, 19 de Setembro, 2018

  

Media Capital com novas rádios

Breves

A Media Capital Rádios, alargou a sua aposta nas rádios digitais, com a abertura de duas novas rádios musicais dedicadas à soul e ao bossa nova sob a chancela da marca Smooth.

De acordo com Miguel Cruz, director das duas estações do grupo MCR, “à semelhança do que acontece já na M80, a primeira do grupo a lançar 11 rádios digitais temáticas, não se trata de uma playlist com um algoritmo informático ou uma plataforma agregadora de músicas, mas sim uma selecção criteriosa de músicas com curadoria humana”.

Sem um jornalismo de qualidade não há antídoto contra a manipulação

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A capacidade dos media para assegurarem o futuro da democracia foi posta à prova por grandes rupturas no seu modo de sustento e de funcionamento. É mais fácil fazermos o diagnóstico do que o prognóstico  -  e mais difícil ainda pormo-nos de acordo sobre a terapêutica. A jornalista britânica Emily Bell, docente na Universidade de Columbia, EUA, é aqui entrevistada pelo norueguês Anders Hofseth, editor da NRKbeta, sobre a viabilidade económica dos media e o serviço que prestam. Há um ponto em que Emily Bell declara que não mudou o seu pensamento, desde o tempo em que tinha responsabilidades editoriais em The Guardian: é que “temos de fazer um jornalismo de elevada qualidade acessível a toda a gente”.

A revolução digital chegou antes das regras do jogo

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Está disponível, em formato digital, o manual intitulado “Ética Jornalística na Era Digital”, que reune em 32 páginas uma reflexão sobre algumas das questões mais actuais neste terreno, como as da “pós-verdade”, da instantaneidade do noticiário, da verdade numa era de violência, da investigação no jornalismo, da independência editorial, dos modelos de negócio nas empresas de media e do conceito de ética jornalística no presente. São seus autores Luis Manuel Botello, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e Javier Darío Restrepo, da Fundación Gabriel García Marquez.

O discurso de ódio contra o jornalismo ameaça as democracias

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Já não se trata só da ligeireza do que se comunica pelas redes sociais, que descamba com facilidade nas fake news e no discurso de ódio. Há neste momento um clima de ódio explícito contra os jornalistas. A Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa, editada pelos Repórteres sem Fronteiras, afirma que a hostilidade contra os media deixou de ser exclusiva de países com regimes ostensivamente autoritários, e cada vez mais chefes de Estado, mesmo os eleitos em democracias parlamentares, passsaram a considerar a Imprensa como um adversário. Os EUA, o país da Primeira Emenda, retrocederam duas posições nesta Classificação e ficaram no 45º lugar de uma lista de 180; o seu Presidente declarou, em princípio de mandato, que os jornalistas eram o “inimigo do povo”.

CPI e "Tribuna de Macau" instituem Prémios de Ensaio e de Jornalismo da Lusofonia

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O Prémio de Jornalismo da Lusofonia, instituído há um ano por iniciativa do jornal Tribuna de Macau, em parceria com o Clube Português de Imprensa, com o patrocínio da Fundação Jorge Álvares e o apoio do JL – Jornal de Artes, Letras e Ideias, reparte-se, nesta sua segunda edição, por dois: um aberto a textos originais, que passa a designar-se o Prémio Ensaio da Lusofonia, e outro que mantém o título de Prémio de Jornalismo da Lusofonia, destinado a textos já publicados, em suporte papel ou digital.

Mantém-se o espírito original de distinguir trabalhos “no quadro do desejado aprofundamento de todos os aspectos ligados à Língua Portuguesa, com relevo para a singularidade do posicionamento de Macau no seu papel de plataforma de ligação entre países de Língua Oficial Portuguesa”.

O Regulamento do Prémio de Lusofonia vem incluído na segunda imagem que acompanha este texto.

Onde se fala do Facebook fora do alcance da regulação

Colectânea Galeria

Ao longo de sete horas e mais de 600 perguntas, repartidas por dois dias de audição por várias comissões do Congresso dos EUA, Mark Zuckerberg prestou contas perante a indignação ou a curiosidade dos políticos. Se estas sessões provaram alguma coisa, foi que “as actividades em que as empresas tecnológicas estão agora envolvidas colocam-nas fora do alcance do entendimento legislativo e da acção imediata”.

“A natureza encoberta da persuasão, na rede social, significa que o marketing eficaz já não é uma coisa que possamos ver, ou mesmo apercebermo-nos dela, mas antes algo que, por meio de mil ‘pontos de toque’, pode subtilmente alterar o nosso comportamento sem darmos conta disso.” É esta a reflexão inicial de Emily Bell, jornalista e docente na Columbia University, no diário The Guardian, de que foi editora durante vários anos.

Revista “Time” comprada

Breves

O fundador da Salesforce, Marc Benioff, e a mulher, Lynne Benioff, compraram a revista Time. De acordo com um comunicado divulgado pela Meredith Corporation e citado pela CNBC, a compra da revista foi feita " de forma independente, uma vez que a transacção "não está relacionada com a Salesforce.com, na qual Marc Benioff é chairman, co-CEO e fundador".

O negócio envolveu cerca de 163 milhões de euros e deverá estar concluído no próximo mês. Marc e Lynne Benioff  "não vão envolver-se na gestão diária da publicação, nem nas decisões editoriais, que vão continuar a ser lideradas pela actual equipa da Time".

 

50º Aniversário da "Time Out"

Breves

Para assinalar os 50 anos da revista Time Out, nascida em Londres em 1968, a edição portuguesa vai promover uma exposição com 50 capas icónicas, resultantes da escolha de vários editores.

Ocupando lonas suspensas no Time Out Market de Lisboa, a exposição “Time Out: 50 Years, 50 Covers”, decorrerá entre os próximos dias 27 de Setembro e 28 de Outubro.

Para além da exposição, os 50 anos da revista são assinalados com uma loja de merchandising no food hall, onde vai estar à venda entre outros o livro “Time Out50: 50 years, 50 covers”. No mesmo mês, a Time Out Lisboa celebra 11 anos com uma edição especial.

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O Clube

Lançado em Novembro de 2015, este site do Clube Português de Imprensa tem desenvolvido, desde então, um trabalho de acompanhamento das tendências dominantes, quer no mercado de Imprensa, quer nos media audiovisuais em geral e na Internet em particular.

Interessa-nos, também, debater o jornalismo e o modo como é exercido, em Portugal e fora de fronteiras,  cumprindo um objectivo que está na génese desta Associação.


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Opinião
Costuma dizer-se que “no melhor pano cai a nódoa”. E assim aconteceu com o prestigiado jornal americano “The New New York Times” ao decidir publicar, como opinião, um artigo não assinado com o sugestivo titulo “I Am Part of the Resistance Inside the Trump Administration”, que dispensa tradução. Depois do saudável movimento, que congregou, recentemente, 350 jornais americanos, em resposta ao apelo do The Boston Globe,...
Trump contra o jornalismo
Francisco Sarsfield Cabral
Numa iniciativa inédita, mais de 300 órgãos de comunicação dos EUA manifestaram na quinta-feira repúdio contra os violentos ataques de Trump ao jornalismo.  Como jornalista com muitos anos de profissão, tenho pena de reconhecer que a qualidade do produto jornalístico baixou ao longo das últimas décadas. Mas importa perceber porquê. No século XIX o jornalismo resumia-se a… jornais impressos....
Em meados do séc. XVIII, os parisienses que quisessem manter-se “au courant” àcerca do andamento da Guerra dos Sete Anos (iniciada em 1756) não tinham muitas escolhas. Se fizessem parte, dentre os 600 mil habitantes da capital francesa, da minoria que sabia ler – menos de metade dos homens e uma quarta parte das mulheres – e também estivessem entre os poucos privilegiados que podiam dar-se ao luxo de comprar um jornal, tinham três...