Sexta-feira, 20 de Abril, 2018

  

“Le Figaro” inova na oferta para jovens

Media Galeria

O grupo Le Figaro lançou MAD, um produto de comunicação e entretenimento baseado em vídeos curtos, pensados para serem vistos nos dispositivos móveis, e destinados ao público jovem entre os 25 e os 35 anos. Na origem, estava planeado sobretudo para uma audiência feminina, com o foco editorial em temas de moda, mas, pensando bem, Nicolas Pellet, o seu responsável, decidiu que fosse dirigido também aos homens, visto que “a moda masculina está em plena ebulição”. Sem site próprio, o material de MAD pode ser visionado nas redes sociais  - Facebook, YouTube e Instagram -  bem como no site MadameFigaro.

Organização recupera “Histórias Proibidas” de jornalistas assassinados

Fórum Galeria

Em Outubro de 2017, a jornalista Daphne Caruana Galizia, que investigava as ligações políticas perigosas da corrupção na ilha de Malta, foi morta num atentado à bomba. Hoje, uma equipa de 45 jornalistas, de 18 órgãos de comunicação de todo o mundo, está a trabalhar no Projecto Daphne, uma série de artigos que possam completar a sua investigação. Este projecto inscreve-se na missão de Forbidden Stories, cujo fundador, o realizador francês Laurent Richard, reafirmou em artigo recente em The Guardian: “Vocês mataram o mesageiro, mas não conseguirão matar a mensagem.”

Jornalismo de investigação é a melhor arma contra a propaganda

Fórum Galeria

O combate à desinformação online tornou-se o tema incontornável de todos os encontros de jornalistas. Mas um dos painéis realizados na mais recente edição do Festival Internacional de Jornalismo, em Perugia, Itália, escutou intervenções que sugerem uma atitude menos confrontacional. A ideia é que resulta melhor investir num jornalismo de investigação no terreno, mesmo que tome mais tempo, do que tentar a batalha sempre perdida de aguentar o ritmo de produção das grandes máquinas de propaganda. Falaram neste sentido vozes experimentadas, de jornalistas como Galina Timchenko, russa, fundadora e directora do website Meduza, e Natalia Anteleva, georgiana, co-fundadora e editora de Coda Story.

“Elle” e outras revistas na mira de milionário checo

Media Galeria

O grupo francês Lagardère anunciou estar em negociação exclusiva com a holding Czech Media Invest, detentora do maior grupo de Imprensa da República Checa, para a venda dos principais títulos da sua área de magazines  -  a Elle France, Version Femina, Télé 7 Jours, France Dimanche, Ici Paris, Public e a Art et Décoration. O grupo em causa é o Czech News Center, com uma audiência de 3,5 milhões de leitores e sete milhões de visitantes únicos nos seus websites, que tem como accionista dominante o milionário checo Daniel Kretinsky.

Quando os repórteres são os heróis que nos fazem falta

Fórum Galeria

Parece excessivo declarar que os repórteres são os heróis do nosso tempo, como vem no título do texto que aqui citamos. Quem o diz não é um jornalista, mas um historiador. E explica porquê, e de que repórteres está a falar. Trata-se daqueles que assumem riscos e perdem a vida para investigar a verdade do que sucede à nossa volta  - e esse tipo de reportagem de investigação “é um pedacinho microscópico dessa coisa a que chamamos media”.

Os repórteres que “correm riscos pela verdade” fazem-no por todos nós, incluindo pelos soldados que vamos ou não enviar para a frente de batalha. O único modo de avaliarmos as guerras em que nos envolvemos é tendo repórteres “com a coragem e a capacidade de irem lá fazer reportagem”. Esta reflexão é do historiador norte-americano Timothy Snyder, que citamos da Global Investigative Journalism Network.

O jornalismo com mais “clics” pode não ser o mais lido

Fórum Galeria

Pode acontecer que o melhor jornalismo nem seja o que é mais lido. Não gostamos de ouvir esta notícia, mas foi disto e de outras coisas parecidas que se falou no XXI Laboratorio de Periodismo da APM, o debate periódico sobre temas de actualidade que, na sua edição de Abril de 2017, teve por tema “O que lêem e o que não lêem os leitores”. O encontro decorreu na sede da Asociación de la Prensa de Madrid  - com a qual mantemos um acordo de parceria -  e foi moderado por Nemésio Rodríguez, vice-presidente da APM e actual presidente da FAPE – Federación de las Asociaciones de Periodistas de España.

Almirante Silva Ribeiro em Abril no ciclo de jantares-debate

Jantares-debate Galeria

As Forças Armadas têm sido ultimamente um tema recorrente no espaço público, suscitando debates nem sempre os mais informados sobre a sua vocação matricial numa sociedade democrática.

Num ciclo de jantares-debate promovido pelo Clube Português de Imprensa em parceria com o CNC - Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, cujo tema genérico é “O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções” ter como orador-convidado, no próximo dia 27, o novo CEMGFA, Almirante Silva Ribeiro, é uma oportunidade soberana para conhecer o seu pensamento e programa de acção.

Prémio Gabriel García Márquez de Jornalismo contempla trabalhos em português

Media Galeria

Estão abertas as inscrições para a 6ª Edição do Prémio Gabriel García Márquez de Jornalismo, que é atribuído pela respectiva Fundação, como reconhecimento pelos melhores trabalhos publicados ou difundidos na Ibero-América.

Até 24 de Maio, os jornalistas que tenham publicado trabalhos em espanhol e português, entre 1 de Abril de 2017 até 31 de Março de 2018, em qualquer formato ou tipo de media, podem concorrer às quatro categorias previstas: textos, fotos, cobertura de reportagem e inovação.

1  2  3  4  5  6  7  8  9  ... »
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

ver mais >
Opinião
Se sigo a actualidade e as notícias no digital, prefiro olhar para a reflexão e a descoberta no papel. E é aí que entra a nova geração de revistas que se vai publicando e que mostra as capacidades da imprensa, que estão longe de estar esgotadas. Com criatividade, imaginação editorial e gráfica, arrojo, e alguma capacidade para encontrar nichos de público têm surgido numerosas novas...
Para Joana Marques Vidal, todo o seu mérito se resume a “ter impresso a uma pesada máquina em movimento um novo funcionamento”, mais “eficaz, mais oleado, mais interdependente entre as várias equipas especializadas, e mais responsabilizado e onde deixa transparecer uma grande proximidade entre a hierarquia e as várias instâncias envolvidas. Joana Marques Vidal nunca recebeu telefonemas de Rui Rio, ao contrário do seu antecessor. Mas...
O Poder do Dever
Luís Queirós
No passado dia 14 de março, Maria Joana Raposo Marques Vidal foi falar ao Grémio Literário no ciclo que ali decorre sob o tema: "O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções", uma iniciativa do Clube de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e com o Grémio Literário. Na sua longa  intervenção  falou  do Ministério Público e de Justiça e ajudou os leigos na matéria - como...
A compra do The Los Angeles Times pelo cirurgião bilionário sino-americano Patrick Soon-Shiong – dono da maior fortuna da 2ª maior cidade americana - anunciada oficialmente em 7 de Fevereiro, marca o regresso da propriedade do jornal a um residente local, depois de 18 anos de controlo por grupos de media sediados fora da Califórnia. É o mais recente capítulo dos 137 anos de história do LA Times, propriedade da família Chandler durante...
Enquanto os dados mais recentes da APCT – Associação Portuguesa de controlo de Tiragem , confirmam a agonia de alguns titulos da Imprensa diária generalista e o recuo de semanários e de news magazines, do outro lado do Atlântico acredita-se que a credibilidade será a nova “moeda de troca” do jornalismo em 2018,  conforme se prevê num texto editado pelo Centro de Periodismo Digital de Guadalajara, que pode ser consultado...