Terça-feira, 20 de Agosto, 2019

  

Observador vence Prémio Marketeer

Breves

Os Prémios Marketeer, recentemente entregues numa cerimónia que decorreu no Convento do Beato, em Lisboa, distinguiram o Observador na categoria Imprensa e Digital-Media. O Observador foi um dos finalistas , juntamente com o Expresso e o SAPO. O galardão foi atribuído àquele jornal digital, pelo trabalho desenvolvido ao longo do último ano.

Equipe da 4Men assume Playboy

Breves

A edição portuguesa da Playboy vai passar a ser produzida pela equipa da 4Men, na sequência da entrada da editora MadMan no capital da empresa, que detém actualmente os direitos da revista norte-americana no mercado português. A MadMen, edita também em Portugal, a revista digital de lifestyle NiT. Jaime Martins Alberto, director-geral da MadMen, sublinha a intenção de assegurar “uma revista elegante, com boas reportagens, artigos bem escritos e uma visão moderna dos homens e das mulheres”.

Jornalistas do "Expresso" aprovam novo Código de Conduta

Media Galeria

O Código de Conduta dos Jornalistas do Expresso, cuja primeira versão data de 2008, foi actualizado, nomeadamente nos seus Artigos 12º  (que se refere ao respeito pela privacidade de personalidades que sejam objecto de notícia)  e 26º (que trata do fenómeno novo das Redes Sociais).

Conforme é declarado no próprio Expresso, que aqui citamos, “por iniciativa da Direcção foi enviado um documento de trabalho ao Conselho de Redacção”:

“Este foi discutido ao longo de várias semanas em sucessivas reuniões, na sequência das quais foi elaborado um documento final com uma proposta que foi disponibilizada à redacção atempadamente para que a pudessem estudar e propor alterações. O documento foi depois amplamente discutido, alterado e votado em três sessões plenárias abertas a todos os elementos da redacção.”

Pausa de férias até Setembro

O Clube

É tempo de férias. E este site do Clube Português de Imprensa (CPI) não foge à regra e volta a respeitar Agosto,  como o mês mais procurado pelos seus visitantes para uma pausa nos afazeres. Suspendemos, por isso,  a  actualização diária,  a partir do  fim de semana. 

Quando retomarmos a actualização  das nossas páginas, no inicio de Setembro, contamos com a renovação do interesse dos Associados do Clube e dos milhares de outros frequentadores regulares,  que nos acompanham  em número crescente e que  se revêem neste espaço, formatado no rigor e na independência em que todos nos reconhecemos,  como  valor matricial do Clube, desde a sua fundação,  há quase meio século.   

História de um editor espanhol de sucesso em tempo de crise

Media Galeria

No decorrer de uma década, e em plena crise económica e do jornalismo,  a Spainmedia ocupou o seu lugar de editora de revistas internacionais na área designada por  lifestyle  - trazendo para o mercado espanhol a versão local de marcas como a Esquire e a Forbes, entre outras.  A história do seu êxito neste espaço é também a de um jornalista, Andrés Rodríguez, que se torna um director editorial bem sucedido  -  e é essa, naturalmente, a primeira pergunta da entrevista que lhe é feita por Media-tics.

A sua resposta é que foi na base de “paixão, entusiasmo e inconsciência”, e muito por tentativa e erro. Logo acrescenta:

“Aprendi, também, a dirigir recursos humanos  - e que, se não formos rentáveis, fechamos mais tarde ou mais cedo. Os media podem sobreviver algum tempo sem rentabilidade mas, por fim, impõe-se a conta dos resultados.”

Reconhece que aprendeu muito na Prisa, mas ficou frustrado com a fronteira marcada entre o sector jornalístico e o financeiro e publicitário. Como explica,  “pensava que para fazer a minha revista eu tinha que poder vender, ter alianças, mas na Prisa isso não podia ser feito por um jornalista”:

“Se alguma coisa corria bem, resultava do êxito do jornalista e do gestor; se corria mal, era resultado do jornalista. Eu queria ser responsável pelo que fizesse mal.”

"Canal 11" em emissão regular com mais futebol no ADN...

Media Galeria

Está em emissão contínua, desde as 11h.11 de quinta-feira, 1 de Agosto, o Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol, com Cristiano Ronaldo como “primeiro rosto”, tendo ao seu lado um convidado cujo nome fora reservado como surpresa.  
A transmissão partiu dos estúdios na Cidade do Futebol, em Oeiras, alargando-se a “directos” de outros pontos do País.

O novo canal é dirigido pelo jornalista Nuno Santos, que teve funções directivas na RTP e na SIC, e pode ser acedido pelas três operadoras, Meo, Nos e Vodafone  - mas a FPF sublinha que não será limitado aos ecrãs de televisão, estando também vocacionado para as redes sociais.

Para o primeiro dia de emissão foram programados, como eventos especiais, encontros com personalidades do futebol e do desporto em geral  - com destaque para uma conversa entre o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e Fernando Santos, a partir de Belém;  a entrevista de Vítor Baía ao Presidente da FPF, Fernando Gomes;  e a transmissão em directo do sorteio da Liga BPI, o principal escalão do futebol feminino português.

"Jornalismo de soluções" como mito ou alternativa

Fórum Galeria

Muitos chegam ao jornalismo com o sonho de fazer reportagem que comunique “impacto, conhecimento e inspiração”. Mas quando encontram o espaço ocupado principalmente por notícias negativas, sem caminho de saída, desanimam e chegam a desistir da profissão.

A jornalista argentina Liza Gross conta que passou por isto, tendo deixado o jornalismo “porque estava esgotada a todos os níveis, não só pelo modelo económico como também pelo modo como nós, jornalistas, estávamos a fazer o nosso trabalho”.

O rumo que seguiu levou-a à rede Solutions Journalism Network [Red de Periodismo de Soluciones  nos países de língua espanhola], cujos métodos promove, no sentido de alterar a imagem clássica do jornalista, que deixa de ser apenas o watchdog (“cão de guarda”) que vigia os poderes e denuncia o que está mal, para se tornar o “cão-piloto” capaz de de fazer “a cobertura rigorosa e baseada na evidência de respostas a problemas sociais”.

A reflexão é desenvolvida em dois textos que aqui citamos, da FNPI – Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano, que trabalha em parceria com a Red de Periodismo de Soluciones  para dar formação nesta nova disciplina.

Grupo Media Capital com gestão no "fio da navalha"

Media Galeria

A Media Capital encerrou o primeiro semestre de 2019 com lucros de 5,9 milhões de euros, passando para terreno positivo depois dos prejuízos do primeiro trimestre, mas registando uma queda de 44% em relação aos 10,5 milhões de euros do período homólogo em 2018.

A evolução negativa neste primeiro semestre deve-se a uma subida de 7% dos gastos operacionais, que chegaram aos 72,1 milhões de euros, incluindo os gastos de reestruturação, que dispararam 94%, para os 686 mil euros.

O desempenho financeiro da Media Capital traduz-se, assim, num EBITDA de 14,2 milhões de euros, que representa uma quebra de 27% em relação aos 19,4 milhões do semestre homólogo em 2018.

1  2  3  4  5  6  7  8  9  ... »
PESQUISA AVANÇADA
PESQUISAR POR DATA
PESQUISAR POR CATEGORIA
PESQUISAR POR PALAVRA-CHAVE

O Clube

É tempo de férias. E este site do Clube Português de Imprensa (CPI) não foge à regra e volta a respeitar Agosto,  como o mês mais procurado pelos seus visitantes para uma pausa nos afazeres. Suspendemos, por isso,  a  actualização diária,  a partir do  fim de semana. 

Quando retomarmos a actualização  das nossas páginas, no inicio de Setembro, contamos com a renovação do interesse dos Associados do Clube e dos milhares de outros frequentadores regulares,  que nos acompanham  em número crescente e que  se revêem neste espaço, formatado no rigor e na independência em que todos nos reconhecemos,  como  valor matricial do Clube, desde a sua fundação,  há quase meio século.   


ver mais >
Opinião
Os jornalistas e os incêndios
Francisco Sarsfield Cabral
Nos terríveis incêndios florestais de 2017 ouviram-se críticas à maneira sensacionalista como a comunicação social, ou parte dela, havia tratado essa tragédia. Julgo que, de facto, demasiadas vezes houve, então, uma exploração algo abusiva do que se estava a passar. As imagens televisivas de grandes fogos, sobretudo de noite, são muito atractivas. Mas podem induzir potenciais pirómanos a passarem à...
O descalabro do Grupo Global Media era uma questão de tempo. Alienada a sede patrimonial do Diário de Notícias  - o histórico edifício projectado por Pardal Monteiro, no topo da avenida da Liberdade, entregue sem preconceitos à gula imobiliária, perante a indiferença do Municipio e do Governo  - o plano inclinado ficou à vista.Se ao centenário DN foi destinado um comodato  nas Torres Lisboa,  ao Jornal de...
Um relatório recente sobre os princípios de actuação mais frequentes dos maiores publishers digitais dá algumas indicações que vale a pena ter em conta. O estudo “Digital Publishers Report”, divulgado pelo site Digiday, analisa as práticas de uma centena de editores e destaca alguns factores que, na sua opinião, permitem obter os melhores resultados. O estudo estima que as receitas provenientes de conteúdo digital...